
De acordo com o que analisei no site, o Jornal Comércio da Franca transpõe o conteúdo do jornal impresso tal qual na página online. Segundo a Associação Paulista de Jornais, o jornal tem tiragem média de 15 mil exemplares em dias úteis e 23 mil aos domingos, mas o seu site é um lixo – e, mesmo assim, pede para efetuar um cadastro para poder ter acesso completo às notícias. Se eu fosse paulistano, eu preferia ficar assistindo televisão. Um jornal de 93 anos que não tem um site ao menos decente? "Isto é uma vergonha!" - diria Bóris Casoy. O site não apresenta características de velocidade, tem baixo nível de interatividade entre o veículo e o leitor e, além disso, a hipertextualidade é fraquíssima, quase nula.
02-) Metáfora: Gazeta Centro-Sul

- Existe um “Fale Conosco” para manter ativo o canal interativo, mesmo que fraco e não imediato, com o leitor;
- Ainda sobre a interatividade entre o leitor e o veículo, há o espaço online para o leitor enviar suas cartas e opiniões;
- A Gazeta também traz a possibilidade dos leitores do online receberem o Newsletter do veículo, recebendo por e-mail as notícias e informações do jornal.
- Traz links com as principais notícias do jornal impresso.
- Apresenta uma fraca animação no logotipo do jornal e nas propagandas no menu direito;
- Possui o sistema de busca interna no site, evidenciando uma das características do jornalismo online, a memória. Em que existe a possibilidade de ler uma reportagem realizada há tempos atrás.
03-) Webjornalismo: Zerohora.com

Ainda há outros exemplos de interatividade presentes nas matérias, nos blogs internos e até no link “corrigir a matéria” presente em cada reportagem e outros conteúdos do jornal digital:

- Velocidade: A rapidez do site se dá a partir da atualização constante das recentes notícias, justamente pelo fato de ter uma redação especialmente para trazer essa possibilidade de imediatismo ao leitor. A velocidade pode ser percebida através do espaço intitulado “Plantão” ...

... onde as últimas notícias são adicionadas a todo o momento – mas, importante dizer, que nem sempre a velocidade tem crédito, algumas vezes, as notícias não são checadas e vão ao ar sem ter confirmação, às vezes, falsas. Já vi isso na ZeroHora.com e também em outros membros do Grupo clicRBS.
- Hipermídia/Multimídia: O site traz a possibilidade do leitor ter acesso aos vídeos, podcasts (neste caso são histórias faladas), infográficos e até blogs e feeds. No menu da esquerda, na parte vermelha estão todos esses links, conforme a indica a imagem abaixo.

- Hipertextualidade: Através das notícias, em algumas palavras linkadas com outras caminhos, há a possibilidade de clicá-las e ir até outras informações. Assim, como também acontece em notícias relacionadas que fica ao lado direito da notícia que se está lendo, onde o leitor pode clicar nos links e ler outros assuntos conectados. Segue o exemplo:


Contudo, posso dizer que a Zerohora.com é a redação digital melhor adaptada a nova fase do webjornalismo, em que os jornais se dão conta de que precisam realmente conceder ao leitores outras possibilidades de dar a notícia. A Zerohora.com é pensada e produzida especialmente para a rede, tendo uma equipe de manutenção do site, desde a redação até a publicação das notícias, atualizações de blogs e exibição de novos vídeos.
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