segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Exercício 02: Matéria

Pauta: O Mercado do Jornalismo

Requer-se:

- pelo menos duas fontes;
- organização jornalística;
- uso das características do JOL.


O Jornalismo da Web 2.0

A informação imediata através do meio digital é o carro-chefe do atual mercado do jornalismo online. Profissionais do meio comunicativo e não-profissionais dele – incluem-se nessa categoria os blogueiros e internautas de plantão – fazem da Internet a fonte primária de suas notícias e informações.

As modinhas pelo ciberespaço são muitas: Orkut, fotologs, blogs e atualmente o Twitter, uma das grandes surpresas do meio digital, que não atraiu apenas os internautas, mas também grandes veículos de comunicação, como por exemplo a CNN.

A Cable News Network (CNN), além de notícias do dia-a-dia sobre diversos assuntos, a pauta “eleições norte-americanas” é o prato cheio produzido e temperado pela rede que traz manchetes não só na televisão, também no formato textual, curtinho, dentro dos 140 caracteres disponíveis no sistema do Twitter, acerca da eleição presidencial.

Para confirmar não só a participação de grandes redações, portais e meios comunicativos dentro do jornalismo online, a eleição norte-americana não é tratada apenas como mais um processo eleitoreiro. Muitos consideram a eleição presidencial norte-americana a “eleição 2.0” devido ao conteúdo de internet 2.0 onde os usuários produzem o conteúdo – assim como funciona no Twitter e nos diversos blogs e comunidades do Orkut.

O mercado do jornalismo online ganha credibilidade através dos grandes portais que possuem uma redação exclusiva que divulga de imediato as informações que são apuradas na redação – características modernas do novo jornalismo da web 2.0

A produção do conteúdo da web 2.0 transforma o usuário em emissor de novas informações e, às vezes, até notícias de antemão aos jornais digitais e impressos. No ciberespaço a ferramenta de construção de textos, imagens, vídeos e outros elementos carregados de informação sofrem uma carga mais opinativa do que noticiosa.

O que reforça uma das características da construção dos usuários do ciberespaço e da atenção dos portais especializados apenas no meio digital, foi o fato da renuncia de Fidel ao poder de Cuba. Enquanto os jornais impressos divulgaram apenas no outro dia um relato completo – e a grande maioria deles com base no que os jornais digitais abordaram – os portais e blogs ganharam crédito quanto ao papel de informar com mais competência e credibilidade.

Para Daniela Agendes, acadêmica do 7° semestre de Jornalismo da UCPel, o leitor de blogs precisa ter atenção ao absorver o conteúdo. “A única coisa é que o leitor tem que ter em mente que o blogueiro pode colocar a opinião pessoal, diferente de como é como no sites de notícias onde se encontra mais o sentido de informação sem opinião.” – comenta Daniela.

Segundo Júlio Mourão, bibliotecário do campus II da UCPel , a rapidez do jornalismo online esportivo e da leitura dos blogs é bem completa e imediata. “Sempre que quero saber sobre o meu time, procuro acessar os sites relacionados da cidade como o Clicesportes e o Futebol na Rede. Também procuro ler os blogs sobre futebol da cidade que trazem boas análises, rápidas e, às vezes, até mais completas do que os jornais impressos da cidade, já que eles trazem notícias resumidas e até desatualizadas devido às atualizações desses sites de notícias.

Ainda sobre o imediatismo das notícias nos grande portais disse que a internet não serve somente para o entretenimento das pessoas, mas como uma ótima fonte de notícias. “O jornalismo online traz uma grande quantidade de informações de maneira rápida e imediata. As informações chegam e em seguida já possuem novas atualizações sobre o mesmo fato. Prefiro mesmo os jornais digitais”, conclui Mourão.

Em contrapartida, o acadêmico Max Cirne, do 7° semestre de Jornalismo da UCPel, diz também que os grandes portais tem mais credibilidade, mas ressalta o prazer em ler um jornal impresso. “O mercado do jornalismo online é muito rico, é muito dinâmico em comparação ao jornalismo impresso. Mas, o contato de ler um jornal é sempre mais confiável, além de ser um gosto insubstituível de pode pegar o papel em mãos e informa-se.”, diz Max.

O jornalismo da web 2.0 irá coninuar fazendo o uso das ferramentas da interatividade, da velocidade, do uso multimídia, da hipertextualidade e, sobretudo da memória. Já que com a produção dos internautas, haverá maior conteúdo e maior recuperação das notícias e informações divulgadas no ciberespaço. A memória será a grande jogada jornalística digital e não-digital para se apurar um fato do e confrontá-lo com um novo.

E para quem quer saber um pouco mais sobre a Web 2.0 e estiver cansado deste texto, acalme-se! Não é necessário ler, apenas ouvir. O usuário "bcgstlaney" do YouTube fez um vídeo instrutivo (disponível no final deste texto) das características do novo formato. A única necessidade é compreender inglês, a linguagem é fácil e não muito enrolada. Uma boa análise para compreender o papel do jornalista e do não-profissinal neste novo universo digital 2.0.





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