segunda-feira, 28 de abril de 2008

Exercício 10: Matéria Interpretativa Sobre Blogs

- Matéria:


Qual é o “x” do sucesso dos blogs?


Número de blogs no ciberespaço chega aos
35,5 milhões segundo estudo da Technorati


Não é clichê muito menos previsão alguma afirmar que os blogs são as novas e poderosas ferramentas da Web 2.0. Com o crescimento de 60 vezes em três anos, segundo estudo da Technorati, é crescente o número de internautas aderindo aos blogs e aos conceitos de interatividade, velocidade, hipertextualidade, multimídia e memória, formatados e despejados nos blogs/veículos participativos e construtivos do ciberespaço.

Segundo a Technorati, 75 mil blogs são criados por dia. O interessante desse dado é que não são apenas internautas que estão aderindo à blogosfera. Veículos comunicativos como o Clicrbs abriram espaço para os próprios jornalistas de sua estrutura efetuarem postagens diárias com gêneros variando entre o informativo, interpretativo e opinativo – esse, por sua vez, em grande escala e usabilidade a partir de análises, artigos e crônicas.

Dentro do portal do Grupo RBS, focando apenas a parte esportiva do portal, há 42 blogs dos profissionais do grupo. Entre os mais diversos assuntos, o blog Cidade Futebol, atualizado pelo jornalista Eduardo Cecconi, trazendo as últimas notícias, análises e críticas do futebol da cidade de Pelotas, de maneira objetiva e também subjetiva, quando faz uso o da opinião em seus textos. Seguindo de certo modo o exemplo de Cecconi, o blog Guerra Total – do jornalista Adroaldo Guerra Filho – foca especialmente os times da capital do Rio Grande do Sul, trazendo em seu conteúdo apenas o gênero opinativo.

Outro dado interessante é que desde 1999, quando os blogs começaram a invadir o ciberespaço para valer, nunca se cogitou um crescimento tão rápido com a participação assídua dos internautas. Segundo o IBOPE, em 2007, oito anos depois do surgimento dos espaços virtuais, os blogs estão entre as três ferramentas mais acessadas da web, alternando-se com as redes sociais de relacionamentos, como o My Space e o Orkut.

O “x” da questão do sucesso dos blogs no ciberespaço, entre as possíveis causas evidenciadas, pode-se dizer que com o número de internautas chego aos 39 milhões, sendo que 22 milhões desses são usuários residenciais, segundo relatório do IBOPE/NetRatings em março de 2008, se percebe que a grande inserção de novos usuários na blogosfera pode ser apontada pela liberdade de expressão que o blog proporciona juntamente ao sentimento de participação e construção do conteúdo da Web 2.0. O sucesso dos blogs parte então da necessidade de interação dos internautas/profissionais para com outros membros do ciberespaço.

Com o “x” ou sem o “x” da questão do sucesso dos blogs não há de preocupar-se até porque o próprio IBOPE posicionou-se em relação ao crescimento da web brasileira: “exuberante”. Se a web está em crescimento constante, o número de blogs tende a aumentar mais ainda. Não apenas pelos números de novos usuários participativos bem como também as características da Web 2.0 que já ruma a passos largos a sua substituta: a Web 3.0.




- Links Relacionados:

Lista de blogs da Folha On-line

Os 100 blogs mais populares na Technorati

Crie seu blog no Blogger.com!

Crie seu blog no Wordpress!



0 comentários: