segunda-feira, 5 de maio de 2008

Exercício 11: Resposta da Teoria do JOL

- Resposta:


Tendo ciência de que ainda não exista uma teoria definida para o jornalismo On-line e utilizando a Teoria das Forças do jornalismo convencional propostas por Jorge Pedro Souza, pode-se dizer que todas elas enquadram-se de alguma maneira no formato de jornalismo digital. Entre elas, seleciono a Força Ideológica (F.I.) para explicitar um exemplo encontrado no ciberespaço.

Cabe entender que a Força Ideológica é aquela que trabalha com as idéias de um determinado sistema, ou seja, algum fato que não seja normal ou convencional de acordo com as forças ideológicas atuantes na sociedade.

No ciberespaço pode-se citar o exemplo ocorrido no portal Com Ciência que lança as linhas de pesquisas de seus cientistas na web a partir de matérias e artigos. Neste exemplo, cita também a relação com a mídia, além de citar a Igreja como o poder dominante (ideológico) vigente. Conforme a seguinte citação de Albuquerque percebe-se o teor da força contrária a força ideológica dominante:

"Quando são citados os grupos religiosos e toda a polêmica sobre células-tronco, só é ouvida a igreja católica, que é contra. A única contra, diga-se de passagem. A Rede Globo é campeã nisso, nunca fala sobre o assunto, quando fala coloca um padre para dizer que é contra. Os judeus são a favor e nunca são ouvidos, assim como os umbandistas, espíritas, presbiterianos, budistas etc." - diz Albuquerque.

Com isso, entende-se que a Força Ideológica proposta por Souza explicita-se no exemplo citado, quando o meio de comunicação ou a própria igreja (força ideológica dominante) defende o ponto de vista dominante a partir do embate das versões defendidas pelo cientistas (células tronco) confrontadas com a força ideológica (F.I.).


0 comentários: