segunda-feira, 10 de março de 2008

Exercício 05: Informativa, Interpretativa e Opinativa

Informativa:

SOCIALISTAS GANHAM NA ESPANHA

Zapatero ganha mais uma vez e garante mais quatro anos


O processo eleitoral espanhol chegou ao fim com mais uma vitória dos socialistas. José Luis Rodríguez Zapatero, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), foi reeleito com 43,65% dos votos diante do Partido Popular. Com a reeleição de Zapatero, o novo mandato também ganhará apoio de mais cinco cadeiras na Câmera, saindo dos 164 para 169 das 350 cadeiras da Câmara.

Este será o segundo mandato de Zapatero. O primeiro mandato se iniciou em 14 de março de 2004 chegando ao segundo em 11 de março deste mês. De suas principais ações como presidente da Espanha, Zapatero teve forte participação na retirada das tropas espanholas do Iraque (grupo ETA), o envio de tropas ao Afeganistão na tentativa da “Aliança de Civilizações” e a legalização do matrimônio entre homossexuais.

Dos 35 milhões de eleitores espanhóis, 75% compareceram às urnas garantindo Zapatero em mais um mandato presidencial. Um outro fato marcante desta eleição foi o crescimento do Partido Popular (PP) em relação aos processos eleitorais passados. Segundo os cientistas políticos, a crescente do PP se deu devido ao maior número de parlamentares eleitos, cinco, de 148 para 153.

Uma das propagandas de Zapatero na campanha de 2008 está disponível no Youtube. Ela tem um pouco mais de um minuto de duração e pode ser encontrada com o nome "Con Z de Zapatero" ou ser assistida também aqui no blog, no vídeo abaixo.





Interpretativa:

ZAPATERO É REELEITO NA ESPANHA

Socialista ganha com 43,65% dos votos e garante reeleição


As eleições espanholas chegaram ao fim e com mais uma vitória dos socialistas. O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) encabeçado por José Luis Rodríguez Zapatero foi reeleito com 43,65% dos votos diante do Partido Popular. Com a reeleição de Zapatero, o novo mandato também ganhará apoio de mais cinco cadeiras na Câmera, saindo dos 164 para 169 das 350 cadeiras da Câmara.

Este será o segundo mandato de Zapatero que dará continuidade as antigas propostas da eleição de 2004 e garantirá novas medidas ao país. De imediato, Zapatero disse que fará contato com os sindicatos e empresários para garantir melhores condições sociais para os trabalhadores que estão perdendo empregos no setor da construção. O presidente ainda ressaltou da necessidade extrema de melhoras no setor imobiliário para evitar a perda de grandes cifras e a demissão de até um milhão de pessoas.

Dos 35 milhões de eleitores espanhóis, 75% compareceram às urnas - 26 milhões e 250 mil eleitores - garantindo Zapatero em mais um mandato presidencial. O primeiro mandato de Zapatero se iniciou em 14 de março de 2004 chegando ao segundo em 11 de março deste mês. De suas principais ações como presidente da Espanha, Zapatero teve forte participação na retirada das tropas espanholas do Iraque (grupo ETA), o envio de tropas ao Afeganistão na tentativa da “Aliança de Civilizações” e a legalização do matrimônio entre homossexuais.

Um outro fato marcante desta eleição foi o crescimento do Partido Popular (PP) em relação aos processos eleitorais passados. Segundo os cientistas políticos, a crescente do PP se deu devido ao maior número de parlamentares eleitos, cinco, de 148 para 153.



Opinativa:


E O SOCIALISMO CONTINUARÁ NA ESPANHA

Zapatero, do PSOE, vence e Espanha continua socialista


Mais uma eleição e José Luis Rodríguez Zapatero, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) garantiu com 43,65% dos votos a presidência da Espanha por mais quatro anos. De quebra, ainda terá o apoio de mais cinco cadeiras na Câmera, pulando das atuais 164 para 169 das 350 cadeiras. A hegemonia socialista continuará dominando.

Zapatero dará continuidade as antigas propostas da eleição de 2004 e garantirá novas medidas ao país. De imediato, o presidente disse que fará contato com os sindicatos e empresários para garantir melhores condições sociais para os trabalhadores que estão perdendo empregos no setor da construção. Certamente uma das medidas para ganhar não só prestígio, mas recuperar a moral de sua figura presidencial um pouco desgastada pela campanha presidencial deste ano.

O presidente ainda ressaltou a necessidade extrema de melhoras no setor imobiliário para evitar a perda de grandes cifras e também a demissão de até um milhão de pessoas envolvidas no setor. Grande parte dessas pessoas, decerto, fazem parte dos 75% dos espanhóis que compareceram às urnas garantindo Zapatero em mais quatro anos de presidência. Grupos de interesse, interesse dos trabalhores e interesse do presidente. Correto se fosse apenas pela parte do povo que goza do direito do voto para eleger políticos coerentes que lhes proporcionem melhores condições e que, ao menos, desviem menores quantias do dinheiro público.

E mais, nesta eleição de 2008, a campanha eleitoral não ficará apenas marcada como mais uma vitória e reeleição do socialismo. Será também lembrada pelo assassinato, na sexta-feira, dia 7, do ex-político socialista Isaías Carrasco, de 42 anos, no país basco. As autoridades de segurança do país determinaram estado de alerta máximo contra os atos terroristas no país, inclusive temendo atentados da organização separatista ETA.




Seção Humor:

O Zapatero parece o Mr. Bean! Duvidou?
Assista ao vídeo abaixo:





Ele até pode ser um "liberal audacioso" como diz a imprensa internacional, mas que ele parece o Mr. Bean, ele parece. Disso eu não tenho dúvidas!

0 comentários: