quinta-feira, 27 de março de 2008

Exercício 07: Entrevista em Forma de Matéria

INTERCÂMBIO VIRA MANIA BRASILEIRA

Estudantes debandam para outros países a fim de conhecer novas culturas


O Brasil é o 4° país que mais manda estudantes e pessoas à procura de trabalhos temporários para o exterior. Os destinos preferidos são o Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. O número de intercâmbios fechou 2007 com 23% de aumento, segundo a associação que responde por mais de 90% das empresas brasileiras de educação internacional.

Jefferson Jacob, de 20 anos, natural do Rio de Janeiro e residente em Florianópolis-SC, é um exemplo do grande número de pessoas que procura conhecer outros países e, além disso, acaba optando por trabalhar para garantir o sustento em terras americanas. “Desde os meus dez anos gosto de inglês e comecei a estudar sério até os dezesseis anos quando acabei o curso. A minha vontade de ir para os EUA só crescia, até então” – disse Jefferson.

Em South Lake Tahoe, Califórnia, Jefferson morou e trabalhou durante três meses, de dezembro de 2007 a março de 2008, como técnico de esqui. Não tinha experiência no começo, mas com o treinamento que era oferecido pelo lugar, adquiriu o conhecimento com a prática, de maneira muito rápida. Em contrapartida ao prazer de realizar o trabalho, a comida foi um dos fatores mais difíceis. “Comer bem nos EUA é muito caro. Comer coisas saudáveis e nutritivas é bem mais caro do que só comer besteiras, o que lá havia em demasia” – explica.

Para compensar o problema dos altos preços das comidas saudáveis, Jefferson contou que o prazer em conhecer outros lugares e culturas diferentes o fez deixar de lado um pouco o descontentamento com a comida. Visitou cidades como São Francisco, Nova York e Miami, saciando um pouco a vontade de conhecer tais lugares de perto.

“Fui a São Francisco-CA, onde pude ir a Golden Gate Bridge, a famosa prisão de Alcatraz. Também visitei Nova York e lá visitei o Empire State Building (foto à esquerda) , vi a Estátua da Liberdade, o Rockfeller Center, o Museu de Cera de Nova York. E fui também a Miami, onde pude visitar a bonita orla de Miami Beach, e a famosa rua Ocean Drive” – relata.


Existem muitas agências especializadas para realizar o “meio-campo” entre o interessado e todas as relações diplomáticas com a embaixada até as possíveis casas onde as pessoas possam ficar. Com esse intuito, a TV Gazeta realizou uma série de reportagens sobre tema "intercâmbio". Em uma delas, além de mostrar a expectativa de alguns estudantes, o Jornal da Gazeta entrevista dois estudantes brasileiros que participam de um projeto cultural e que irão fazer intercâmbio também para os EUA. (Vídeo abaixo).



“Quem puder sair do país não deve desperdiçar a chance. A oportunidade de fazer esse intercâmbio de culturas, costumes e poder realmente poder formar opinião sobre um país é muito enriquecedor” – conclui Jacob.



- Notícias e Sites Relacionados:


Reportagem da TV Gazeta: O que saber antes de fazer um intercâmbio? (YouTube)

Reportagem da TV Gazeta: Aumento do número de intercambistas brasileiros (YouTube)

Site da ICCE - Intercâmbio Cultural e Cursos no Exterior

Site da AFS Intercultura Brasil - Lista de parceiras no Brasil para Intercâmbio

1 comentários:

Maria disse...

Amei seu blog. Muito legal.
Parabéns!!
Gercina