quinta-feira, 29 de maio de 2008

Exercício 16 - Matéria Informativa - Intercom Sul

JORNAL SINDISAÚDE CONCORRE
NO INTERCOM SUL 2008


Veículo impresso concorreu com trabalhos de outros formatos


As acadêmicas de Jornalismo do sétimo semestre do Centro de Educação e Comunicação (CEC) da UCPel, Jennifer Morais e Raquel Zarnotti, apresentaram o Jornal SindiSaúde, na Sala Intercom, concorrente na categoria Relações Públicas – Terceiro Setor, do Expocom Sul, concorrendo com outros quatro trabalhos de diferentes áreas de atuação e formatos.

O SindiSaúde, do Sindicato dos Trabalhadores em Serviço de Saúde e Pelotas (STSSP), foi criado na disciplina de Assessoria de Imprensa do 5° semestre de Jornalismo. Segundo a apresentação, o trabalho foi oriundo de uma atividade prática a partir do contato com a empresa e do resultado da análise final foi construído o Jornal, baseado nas dificuldades apontadas na instituição.

Entre os diversos temas abordados na apresentação do trabalho, as acadêmicas elucidaram a prática da defesa dos direitos trabalhistas, a abrangência do sindicato em relação aos números finais entre o sindicato e os sindicalizados através do impresso.

O objetivo principal do trabalho, além da execução do trabalho acadêmico, foi suprir os problemas da comunicação a partir do acesso restrito aos profissionais do Sindicato, da comunicação baseada no “boca-a-boca” entre eles e também a relação entre os canais de comunicação deficientes da Instituição, como por exemplo o não mais útil mural como técnica de informação entre os funcionários.


A APRESENTAÇÃO

Mesmo fora de uma categoria adequada e concorrendo com outros trabalhos de diferentes formatos e ligados mais a área de Relações Públicas, as acadêmicas do curso de Jornalismo saíram confiantes na apresentação da peça.

“A apresentação foi mais tranqüila do que estava esperando, mas o momento dedicado às perguntas foi bem tensa, tanto os jurados quanto o público participaram e fizeram muitas perguntas. Mesmo tendo se preparado e sabendo responder às questões é um momento bem complicado e que exige calma”, explicou Raquel.

Quarenta e um ouvintes se fizeram presentes na apresentação, entre eles mais de dez alunos da UCPel também participaram fazendo perguntas no momento dos questionamentos. Perguntada sobre a expectativa do trabalho, Jennifer se disse tranqüila e que a premiação seria algo muito positivo:

“Depois de ter apresentado o trabalho tranqüilamente, mesmo em uma categoria errada, foi uma grande conquista. A premiação seria algo para completar este processo, estamos com as expectativas positivas”, comentou Jennifer.



* Atualização

Após a cerimônia de divulgação dos ganhadores, o Jornal SindiSaúde não classificou-se em primeiro lugar na categoria Terceiro Setor em Relações Públicas, não garantindo presença na etapa nacional, em setembro, em Natal.

O primeiro colocado foi o trabalho "O Futuro em Cores" de Vinícius Ferreira, Carlos Tiburski, Rodrigo Gil, Grace Simeão, Luiza Aranha, Dian Silva e Mário Neto do Centro Universitário Metodista do Sul (IPA/RS).



- Links Relacionados:

Blog Cobertura Intercom Sul

Site Oficial do Intercom

Lista do Ganhadores do Expocom

0 comentários: